terça-feira, 13 de abril de 2010

Sim Shalom!



Este vídeo refere-se a benção, a última, recitada na grande oração das Dezoito Bençãos (שמונה-עשרה - shmoneh-esreh) ou "Amidá" (עמידה - "se levantar, estar de pé (para meditação e oração)"). É uma benção muito antiga, cuja existencia remonta à época de Jesus (até antes!) e sua compilação final se deu por Gamaliel II (final do I séc.), neto de Raban Gamiliel, mestre de Paulo.

Ela completa é:

שִׂים שָׁלוֹם טוֹבָה וּבְרָכָה, חַיִּים חֵן וָחֶסֶד (צְדָקָה) וְרַחֲמִים, עָלֵינוּ וְעַל כָּל-יִשְׂרָאֵל עַמֶּךָ.
וּבָרְכֵנוּ אָבִינוּ, כֻּלָּנוּ כְאֶחָד (נוסח אחר: יַחַד) בְּאוֹר פָּנֶיךָ, כִּי בְאוֹר פָּנֶיךָ נָתַתָּ לָּנוּ ה' אֱלֹהֵינוּ תּוֹרָה וְחַיִּים אַהֲבָה וָחֶסֶד, צְדָקָה וְרַחֲמִים, בְּרָכָה וְשָׁלוֹם.
וְטוֹב בְּעֵינֶיךָ לְבָרְכֵנוּ, וּלְבָרֵךְ אֶת-כָּל-עַמְּךָ יִשְׂרָאֵל, בְּרֹב עֹז וְשָׁלוֹם.
בָּרוּךְ אַתָּה ה', הַמְּבָרֵךְ אֶת עַמּוֹ יִשְׂרָאֵל בַּשָּׁלוֹם. אָמֵן.

"Estabelece a paz e a bondade e a benção, a vida, a afeição e graça, a justiça e a misericórdia, sobre nós e sobre todo Israel teu povo. E abençoa-nos Nosso Pai, a todos nós como sendo a um só, na luz de Tua presença. Pois, na Luz de tua presença nos deste, nosso Deus, instrução (Torá) e vida, amor e graça, justiça e misericórdia, benção e paz. E é bom, diante de Teus olhos, nos abençoar e abençoar a todo teu povo Israel, na grandeza de força e paz. Bendito sejas tu Senhor, que abençoas a Seu povo Israel com a paz, amen."

a parte cantada é somente a primeira sentença.

O restante em hebraico, da música diz o seguinte:

כבר אלפי שנים נמשכת צעדה, מציאות קיימת, ההיסטוריה לעדה, מכל קצות תבל, שבים בחזרה, לארץ המובטחת, ארץ ישראל האהובה.

אסור לשכוח, אנחנו אחים

"Há milhares de anos o passo continua, a realidade permanece, a história para a comunidade, de todos os cantos da terra, que voltam em retorno à Terra Prometida, à amada Terra de Israel"

Nenhum comentário:

Postar um comentário